sexta-feira, 4 de abril de 2014

Por que ter um mini coelho como animal de estimação?

Por que ter um mini coelho como animal de estimação?

Que eles são umas fofuras, ninguém duvida.
Se você ficou curioso, aí vão algumas dicas de como criar um coelho, lembrando que eles podem até ser criados em apartamento!
Uma casa para um coelhinho
Podem ser criados em gaiolas, até para mantê-los livres de perigos como materiais tóxicos e fios elétricos, por exemplo, já que eles adoram roer. Quanto ao tamanho, para mini-coelho o ideal é 60 x 40 x 40 cm, e para raças médias pode ser de 80 x 60 x 60. É importante que eles não mantenham contato direto com seus dejetos.
Alimentação
O alimento para um mini-coelho é ração importante para seu desenvolvimento saudável. Um mini-coelho adulto come 70 a 90 gr de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, pimentão, salsa, coentro, cebolinha, milho verde, abacaxi, maçã, brócolis, a partir dos três meses de idade. Folhas de cor escura em geral são bem vindas, e evite as de cor clara: não ofereça alface e nem rúcula para o coelhinho.#Dica: Modere nas frutas doces, principalmente as guloseimas para roedores encontradas em pet shops, pois podem ocasionar cáries e obesidade devido ao alto teor de açúcar. Lave bem e seque as verduras e frutas antes de oferecer ao mini-coelho, e não o deixe em jejum. Por outro lado, não ofereça comida em excesso.
Água
Mantenha água limpa e fresca à vontade.
Como segurar um coelho

Nunca o segure ou levante pelas orelhas, pois elas são frágeis e sensíveis. Isso pode provocar dor e machucar o animalzinho. Segure-o pelo dorso, pegando a pele, e não somente os pelos. Levante-o e imediatamente apóie as patas traseiras com outra mão, pois as patas penduradas conferem insegurança e ele pode espernear. Aconchegue-o no colo e ele se sentirá seguro.
Se for necessário mantê-lo de barriga para cima (para um exame ou limpeza, por exemplo), segure a pele do dorso junto com as orelhas – este procedimento mantém a cabeça ereta e vire-o, apoiando as costas do coelhinho. Mantenha as patas traseiras longe de você, porque ele pode chutar com força se se sentir ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário